Se já testei positivo para covid-19 posso doar sangue?

No Dia Mundial do Doador de Sangue saiba as principais recomendações caso você já testou positivo para covid-19

Por A Voz da Região em 14/06/2022 às 10:44:15
Quem adquiriu covid-19 sintomática, mesmo que leve, deve esperar 10 dias após a plena recuperação de todos os sintomas para poder realizar a doação de sangue - Mike Sena / Agência Brasil

Quem adquiriu covid-19 sintomática, mesmo que leve, deve esperar 10 dias após a plena recuperação de todos os sintomas para poder realizar a doação de sangue - Mike Sena / Agência Brasil

Nesta terça, 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, dedicado à visibilidade e à importância deste ato de cidadania e solidariedade. Em tempos de pandemia do coronavírus a demanda por bancos de sangue aumentou, ao mesmo tempo em que as doações estiveram baixas, também por conta dos casos de covid-19.

Mas afinal, se já testei positivo para covid-19 posso doar sangue? A resposta para essa pergunta é: sim.

Leia também: Saiba como doar sangue e colaborar com os estoques de hemocentros

Segundo a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2022, quem adquiriu covid-19 sintomática, mesmo que leve, deve esperar 10 dias após a plena recuperação de todos os sintomas para poder realizar a doação de sangue.

Para aqueles que testaram positivo mas tiveram a infecção assintomática, deve ser contado 10 dias a partir da data do exame para que a pessoa possa contribuir no banco de doadores de sangue.

Saiba mais: Quarta onda de covid já é realidade

Mas no caso de você ter tido contato com algum paciente infectado por covid-19, deve aguardar sete dias para doar sangue, após o último contato com a pessoa.



No caso de você estar em isolamento por conta de sintomas ou contato com alguém infectado por coronavírus, deve-se esperar o término do isolamento para realizar a doação.

E depois da vacina, tem alguma recomendação?

Após a última imunização também deve-se prestar atenção nos prazos até que seja liberada a doação de sangue.

Para quem tomou as vacinas Coronavac ou Covaxin serão necessárias 48 horas desde a última dose tomada para que seja liberada a doação no hemocentro.

Enquanto isso, para aqueles que foram imunizados com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca, Jansen, Sputinik V e Moderna será necessário aguardar sete dias desde a última dose.

É importante lembrar que todos os hemocentros do Brasil adotaram as medidas de higiene necessárias para conter a contaminação de covid-19, incluindo o distanciamento e o uso de máscaras.

O que preciso saber antes de doar?

Segundo informações retiradas do portal Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, é importante que você esteja em boas condições de saúde e que se dirija ao hemocentro mais próximo com um documento original com foto.

Dentro das 24 horas do dia em que for ao banco de sangue realizar a doação, é importante que tenha tido, no mínimo, 6 horas de sono.

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos acima de 50kg. Para os menores de idade é necessário estar acompanhado do responsável legal ou apresentar autorização por escrito. Para os maiores de 60 anos a doação só será permitida se a pessoa já tiver doado anteriormente.

O doador precisa também estar alimentado, mas é bom evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso a doação seja após o almoço ou jantar, o doador deve aguardar pelo menos duas horas até fazer a doação.

Caso você tenha feito tatuagem, micropigmentação ou colocação de piercing, deve-se esperar 12 meses do procedimento até a total liberação para doação. Caso o candidato tenha feito endoscopia ou colonoscopia deve-se aguardar 6 meses para a doação de sangue.



Fonte: A Voz da Região / brasildefato.com.br

Comunicar erro
outlet

Comentários