Na sequência da divulgação da revista France Football dos votos detalhados para a Bola de Ouro 2024 , o jornalista finlandês Juha Kanervado, do portal Ilta-Sanomat, reconheceu, neste sábado, que falhou na votação. Ele foi um dos três eleitores a sequer mencionar o brasileiro do Real Madrid no top 10. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), ele prometeu renunciar ao júri a partir da próxima temporada.
O finlandês colocou Rodri em primeiro, Haaland em segundo e Bellingham em terceiro - deixando o brasileiro fora e votando, por exemplo, em nomes como Rice e Wirtz.
Além de Juha Kanervado, os outros dois jornalistas que não colocaram Vini Jr. no top 10 foram Bruno Porzio, de El Salvador, e Sheefeni Nikodemus, da Namíbia.
A diferença do volante Rodri, do Manchester City, que venceu Vini Jr, foi de apenas 41 pontos. Na contagem final, Rodri fez 1.170 pontos, contra 1.129 de Vinicius Junior.
O jornalista de El Salvador, que já havia falado em entrevista para o "El Grafico TV" que não considerava o brasileiro um jogador decisivo e que tinha colocado o fair play como primeiro critério, elegeu para o top 3: Bellingham, Haaland e Kroos.
Fonte: GE