WhatsApp vai deixar de funcionar no sistema operacional KaiOS

Por A VOZ DA REGIÃO em 17/07/2024 às 08:31:39
Imagem: André Magalhães/Canaltech

Imagem: André Magalhães/Canaltech

O sistema operacional KaiOS, usado em celulares de baixo custo, anunciou que vai deixar de rodar o WhatsApp a partir do ano que vem. A desenvolvedora informou que os aparelhos conectados ao mensageiro podem usá-lo somente até o início de 2025, enquanto os dispositivos comprados após o dia 25 de junho deste ano já não possuem mais suporte ao app.

O KaiOS é um sistema operacional voltado para celulares mais baratos, criado com base no antigo Firefox OS e adaptado para aparelhos que não têm tela sensível ao toque. No Brasil, pode ser encontrado em dispositivos da Positivo e da Multilaser, como o Multilaser Zapp II (cujo nome vai perder um pouco do sentido daqui em diante).

O sistema até conquistou popularidade na Ásia no final da década de 2010, mas perdeu força para o Android — de acordo com o Statcounter, apenas 0,13% dos dispositivos móveis no mundo todo usam a plataforma. Apesar da saída do mensageiro, ainda é possível acessar outros apps famosos por lá, como YouTube, Facebook e Google Maps.

WhatsApp no KaiOS

Android e iOS são, obviamente, os sistemas operacionais compatíveis com o WhatsApp nos celulares, mas havia uma terceira opção: o app chegou ao KaiOS em 2018, inicialmente disponível apenas na Índia e depois liberado para mais países, como o Brasil. A página de suporte do mensageiro, inclusive, tem uma seção dedicada à plataforma.

O KaiOS confirmou o fim do suporte, enquanto a Meta ainda não comentou o assunto publicamente. Mesmo sem um motivo oficial para aposentar o Zap por lá, é possível pensar em algumas hipóteses para a decisão, como o desuso do app e a falta de compatibilidade para receber funções mais "pesadas", como chamadas de vídeo em grupo.

Fonte: A Voz da Região / Canaltech

Comunicar erro

Comentários