Quais os países que ainda aplicam pena de morte?

Por A Voz da Região em 27/01/2024 às 11:17:15

Em um relatório recente, a Anistia Internacional revelou que 11 países continuam a executar pessoas regularmente, apesar da tendência global em direção à abolição da pena de morte.

Nos Estados Unidos, um assassino condenado está prestes a se tornar a primeira pessoa no mundo a ser executada com gás nitrogênio. Este caso destaca a crescente prevalência de execuções em todo o mundo, mesmo em face da oposição internacional.

Em 2022, a pena de morte ainda estava prevista na legislação de 55 países. A Anistia Internacional registrou 883 execuções em todo o mundo no mesmo ano, excluindo a China. Acredita-se que a China, que não divulga dados oficiais sobre execuções, usa a pena de morte mais do que qualquer outro país.

Além da China, os países que mais executaram pessoas foram o Irã, a Arábia Saudita, o Egito e os Estados Unidos. Estes países, juntamente com outros seis, estão na lista da Anistia Internacional dos 11 países que executam pessoas de forma contínua todos os anos.

A Anistia Internacional informa que houve 325 execuções por crimes relacionados a drogas em 2022, incluindo:

  • 255 no Irã
  • 57 na Arábia Saudita
  • 11 em Cingapura

Esses dados alarmantes destacam a necessidade urgente de reformas globais na aplicação da pena de morte. Enquanto a luta pela abolição continua, o aumento das execuções serve como um lembrete sombrio da realidade da pena capital no século XXI.

Fonte: BBC

Comunicar erro
outlet

Comentários