Governo pressiona Vale para trocar CEO por Mantega

Lula quer Mantega com voz ativa no comando da empresa, e não apenas como coadjuvante, com um assento no conselho de administração

Por A Voz da Região em 25/01/2024 às 09:37:27

O governo do presidente Lula está em uma ofensiva para colocar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como o novo chefe executivo da Vale, a maior mineradora do Brasil. Segundo fontes próximas ao Palácio do Planalto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, entrou em contato com os principais acionistas da empresa para defender a indicação de Mantega, que teria um salário de cerca de R$ 60 milhões por ano.

O atual CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, quer continuar no cargo e tem o apoio de parte do conselho de administração. Bartolomeo assumiu a liderança da empresa em 2019, após o rompimento da barragem de Brumadinho, que matou mais de 200 pessoas e causou um enorme dano ambiental. Desde então, ele vem conduzindo um processo de recuperação da imagem e da rentabilidade da Vale, que registrou um lucro líquido de R$ 26,7 bilhões em 2022.

O governo pode usar como argumentos a renovação de concessões de ferrovias e a retomada de direitos minerários para pressionar a Vale a aceitar a mudança de comando. A Vale é a maior operadora de ferrovias do país e depende de autorizações do governo para explorar minérios em diversas regiões. O governo também pode alegar que Mantega tem experiência no setor, pois foi presidente do conselho de administração da Petrobras entre 2010 e 2015.

No entanto, o plano do governo pode enfrentar resistência no Congresso Nacional, que pode se opor à escolha de Mantega por questões políticas e éticas. Mantega foi ministro da Fazenda nos governos de Lula e Dilma Rousseff e é investigado na Operação Lava Jato por suspeita de receber propina de empreiteiras. Além disso, alguns parlamentares podem defender a autonomia da Vale e a preservação do seu atual CEO.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
outlet

Comentários