Mulher que salvou 9 pessoas de naufrágio com 8 mortos na BA relata tensão: 'pessoas gritando e pedindo para salvar os filhos'

Tragédia aconteceu em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador. Dois corpos foram encontrados nesta terça-feira (23).

Por A Voz da Região em 23/01/2024 às 15:07:57

"Não consigo dormir desde o dia. Os gritos e pedidos de socorro não saem da minha cabeça". Esse é o relato da funcionária pública Melinda Santos, que estava em uma embarcação quando viu o barco que naufragou na cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador. A tragédia terminou com oito pessoas mortas e seis feridas.

As vítimas voltavam de uma festa na Ilha de Maria Guarda em direção a cidade de Madre de Deus, distância de cerca de 2 quilômetros. Segundo Melinda Santos, ela tinha trabalhado no evento e retornava com materiais da prefeitura para o píer do município.

A funcionária pública e colegas conseguiram resgatar nove pessoas, entre elas duas crianças que estão bem.

"Estava tudo muito escuro, não conseguíamos enxergar nada, mas ouvimos gritos de longe. Quando nos aproximamos, vimos a embarcação afundando, pessoas gritando e pedindo pelo amor de Deus para salvar os filhos", relatou.

De acordo com a funcionária pública, ela e os colegas tiveram dificuldades para socorrer as vítimas que, desesperadas, tentavam invadir o barco que estavam.

"A gente se aproximava e recuava, porque todo mundo queria subir no barco ao mesmo tempo. Jogamos os coletes de salva-vidas, mas o vento estava contrário e eles não conseguiam alcançar", afirmou Melinda.

A funcionária pública ainda contou que ligou para um colaborador da prefeitura, que aguardava os colegas no píer, e pediu socorro. O homem entrou em contato com a Marinha.

"Tinha uma mãe que estava com um menino de 6 anos. Ela gritava muito pedindo para a gente ajudar. Um rapaz, que eu não sei identificar, gritava: 'Eu disse que não era para pular, que não era para ir para o outro lado"", contou a mulher.

Melinda disse que o sentimento é de gratidão por ter conseguido salvar algumas pessoas do naufrágio.

"No primeiro momento, a gente fica com a sensação de que poderia fazer mais, porque não queríamos que tivesse óbitos, mas foi uma coisa inevitável".

Os corpos da sétima e oitava vítimas do naufrágio foram encontrados por pescadores na manhã desta terça-feira (23).

As vítimas foram identificadas como Alicy Maria Souza dos Santos, de 6 anos, e Vandersson Epifânio Souza de Queiroz, de 42. Os corpos foram encontrados próximo à Ilha de Maria Guarda, onde aconteceu a festa em que os passageiros estavam.

A Polícia Civil investiga se houve excesso de passageiros na embarcação. O piloto do barco, identificado como Fábio Freitas, foi identificado e será ouvido. A filha e o neto estão entre os mortos.

A defesa do piloto informou que ele vai se apresentar e contar a versão dele sobre os fatos.

Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam, de fato, na embarcação, que comportava 10 passageiros e um tripulante.

Fonte: G1 BAHIA

Comunicar erro

Comentários