Após reunião com lideranças nacionais, PRD baiano deve caminhar com Bruno Reis em Salvador

Por A Voz da Região em 23/01/2024 às 08:55:26

O Partido da Renovação DemocrĂĄtica (PRD), nascido da união entre o PTB e o Patriota, ainda estĂĄ em processo de definição política na Bahia. No entanto, espera-se que a posição oficial seja anunciada em breve, após intensas discussões envolvendo o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e o deputado federal Elmar Nascimento (União).

Segundo informações divulgadas pelo Bahia Notícias, o prefeito Bruno Reis se reuniu com um dos líderes do PRD, o deputado federal licenciado Fred Costa (MG), anteriormente do Patriota. Este encontro, inicialmente divulgado por Elmar Nascimento durante o Baile da Santinha em Salvador, teve uma continuação com Bruno.

Durante as negociações, o prefeito Bruno Reis ofereceu algumas "garantias" a Fred Costa, que expressou o desejo de fortalecer o PRD na Bahia, começando por Salvador. A fusão do PTB, um partido que sofreu um golpe após as eleições, e o Patriota, um partido menor, resultou na criação de um novo partido com um grande número de membros. Com um forte potencial eleitoral, o PRD superou o PSDB e se tornou o terceiro maior partido do país em termos de membros.

Outro ponto de interesse é o número 25, tradicionalmente associado ao grupo do ex-governador Antônio Carlos Magalhães e ao partido Democratas, que se fundiu com o PSL para formar a União Brasil. O número 25 tem uma forte "memória afetiva" em Salvador, pois o ex-prefeito ACM Neto (União) foi eleito e reeleito pelo Democratas, e o atual prefeito Bruno Reis também foi confirmado em seu primeiro mandato em 2020 com o número 25.

Apesar da mediação de Elmar Nascimento, ele não deve deixar a União Brasil para liderar o PRD. Um aliado do grupo pode assumir a liderança do partido, que tem um ano desafiador pela frente devido ao calendĂĄrio eleitoral, com eleições municipais. A situação em Salvador também é incerta, com a possibilidade de o atual vereador Isnard Araújo (PL) se juntar ao partido e assumir a presidĂȘncia municipal, embora alguns ajustes ainda estejam pendentes.

Fonte: Bahia NotĂ­cias

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios