Com 833 ocorrências, a Bahia ocupa o terceiro lugar entre os estados brasileiros com o maior número de celulares bloqueados pelo Programa Celular Seguro. Essa informação foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), considerando os registros até as 10h desta segunda-feira (15).
À frente da Bahia, encontram-se apenas São Paulo e Rio de Janeiro, com 3.007 e 1.410 ocorrências, respectivamente. Em todo o país, o total de alertas de bloqueio desde a criação do programa, em dezembro de 2023, é de 11.416.
O Programa Celular Seguro é uma iniciativa voltada para combater o roubo de aparelhos. Ao bloquear um celular perdido, ele se torna inutilizável. O secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, ressalta que essa medida oferece uma camada adicional de proteção aos usuários. Um aparelho bloqueado, sem acesso a aplicativos digitais, não desperta interesse para roubo ou furto, tornando-se apenas um pedaço de metal.
Além disso, os dados atualizados indicam que 1.197.171 usuários já se cadastraram no programa. Veja outros números relevantes:
Fonte: G1 BAHIA