A reedição de uma antiga parceria está no radar do governador Jerônimo Rodrigues (PT) como um trunfo para as eleições de 2024. Fontes informaram ao Bahia Notícias que o petista busca atrair o Republicanos para compor a vice de Geraldo Jr. (MDB) na chapa que vai disputar a prefeitura de Salvador.
Ainda segundo pessoas próximas ao governador, o retorno da aliança seria um "sonho de consumo" de Jerônimo. O partido ligado à Igreja Universal fez parte da base de apoio ao PT na Bahia entre os anos de 2006 e 2014, embora já estivesse alinhado com o grupo comandado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), desde 2012.
A intenção de Jerônimo seria ter um aliado de peso e com capilaridade na capital e ainda por cima se aproximar do eleitorado evangélico. Circula nos bastidores que a vontade do governador é de que a indicação para a vaga seja preenchida por uma mulher preta, mas ainda sem indicação de nomes.
A informação coincide com a vontade do partido em indicar um nome na majoritária. Nos últimos meses, quadros graduados da legenda não escondem o desejo de emplacar mais uma vice em disputas ao lado do União Brasil. Indicando a vice de ACM Neto no pleito de 2022 ao governo da Bahia, com Ana Coelho, o partido deve buscar a indicação do nome para a majoritária de Bruno Reis (União), que tenta a reeleição em Salvador.
"Eu acho que é um assunto importante e tem a hora certa de ser tocada nisso. O prefeito está focado na gestão de Salvador e na conversa com os partidos no momento certo. Eu tenho provocado isso, sempre perguntado a ele para ver quando vamos sentar, mas respeitando o tempo dele. Cobrando que tenhamos essa conversa e que a gente sente para ajustar", disse o deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Márcio Marinho, em entrevista ao Bahia Notícias em outubro.
Além disso, no cenário nacional, PT e Republicanos demonstram cada vez mais alinhamento. Em setembro, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos, marcando a entrada do partido no governo federal.
Um outro sinal de entendimento entre os antigos aliados está no possível apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Marcos Pereira. O presidente nacional da sigla pretende se viabilizar para disputar a presidência da Câmara dos Deputados, movimento que agradaria ao petista.
Fonte: Bahia Noticias