Após a derrota para o São Paulo na última quarta-feira (29), o Bahia entra em campo novamente neste sábado para enfrentar o lanterna América-MG e precisa pontuar a qualquer custo caso queira sair da zona do rebaixamento da Série A. O melhor resultado para a equipe de Rogério Ceni são os três pontos, claro, mas o tricolor precisará quebrar um jejum que já dura mais dez anos. O último jogo vencido pelo Esquadrão contra o rival fora de casa foi em 2010.
Em jogo pela Série B daquele ano, quando o Bahia conquistou o acesso à primeira divisão, o tricolor venceu por 1x0 com gol marcado pelo atacante Jael. Dali em diante foram seis jogos disputados em solo mineiro sem triunfo do Bahia. São duas vitórias do América e quatro empates nesse período. No recorte geral fora de casa, são quatro triunfos do tricolor, cinco empates e as duas vitórias já citadas para a equipe mineira.
A primeira derrota para o Coelho aconteceu no Brasileirão de 2011, por 2x1, em jogo que foi disputado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, interior de Minas Gerais. Era a abertura da Série A e o Bahia saiu na frente com Souza, em cobrança de pênalti, aos 23 minutos da primeira etapa. Mas a virada do América veio na segunda etapa com gols do meia Rodriguinho, que depois teve passagem pelo tricolor, e Alessandro, aos 41 da segunda etapa.
Naquele ano, o jogo disputado em Salvador, abrindo o segundo turno, terminou com um empate em 0x0 no estádio de Pituaçu. O tricolor terminou a temporada de retorno à Série A em 14º lugar, com 46 pontos, e o América foi rebaixado com 37 pontos.
A outra derrota para o América-MG também foi pela Série A, em 2018. Assim como na temporada 2023, as equipes se enfrentaram na 37ª rodada, a penúltima do campeonato. O Coelho bateu o Bahia no Independência por 1x0 com gol do volante Juninho. A temporada terminou, mais uma vez, com o time mineiro rebaixado e o tricolor permaneceu na Série A. O Bahia foi o 11º colocado - melhor posição que alcançou na tabela em sua história - e somou 48 pontos. O América caiu com 40 pontos somados.
Já os empates, maioria nesse histórico recente do duelo, aconteceram tanto pela Série A, como também por jogos da segunda divisão e Copa do Brasil. A última partida entre Bahia e América foi em 2021, em empate por 0x0 pela 27ª rodada. Na Série B, o empate foi pela edição de 2015, em 1x1.
Na Copa do Brasil, o Bahia enfrentou o Coelho em duas oportunidades em Belo Horizonte, ambas no jogo de ida na segunda fase da competição e que terminaram com o placar de 0x0. Em 2014, na Fonte Nova, o Bahia fez 2x1 de virada e se classificou, enquanto em 2016 sofreu o revés de 1x0 e foi eliminado.
Mesmo com cenário adverso que o Bahia tem contra o América fora de casa, o torcedor tricolor que vive a expectativa pelo jogo pode se apegar no confronto mais recente entre as equipes, em uma temporada muito abaixo do América Mineiro, já rebaixado na Série A.
No primeiro turno, na Fonte Nova, o Bahia bateu o Coelho por 3x1, ainda sob o comando do técnico português Renato Paiva. O Esquadrão abriu o placar com Everaldo aos 26 minutos da primeira etapa e sofreu o empate com sete minutos do segundo tempo, após cabeçada de Mastriani em cobrança de falta de Benítez.
O tricolor passou na frente no placar aos 14 minutos com Cauly, que arrancou em velocidade e finalizou no cantinho da meta adversária. O placar foi fechado com Rafael Ratão, aos 24 da etapa final. A vitória conquistada pelo Bahia veio em momento oportuno, já que amargava seis jogos sem vencer na competição.
Agora, precisa pontuar e torcer por tropeços de Vasco e Santos, principalmente, que também se enfrentam neste sábado (2), às 18h30. O cruzmaltino enfrenta o Grêmio e o Santos encara o Athletico Paranaense, ambos fora de casa.