Um grito de glória: Vitória faz força brotar da crise para dominar e conquistar a Série B

Rubro-Negro conta com tropeço do Criciúma para confirmar o seu primeiro título nacional

Por A voz da Região em 14/11/2023 às 21:18:15

Quis o destino que o time que melhor jogou sequer precisasse entrar em campo para sacramentar o seu título. O Vitória é o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. O que já há algumas rodadas era tratado como questão de tempo, foi oficializado na noite desta terça-feira, com o tropeço do Criciúma para o Guarani. Mesmo com duas rodadas ainda pela frente, ninguém mais pode alcançar o Rubro-Negro na tabela da Segunda Divisão.

O Leão da Barra agora tem um título nacional para chamar de seu. Uma conquista que, mais uma vez, repetiu o roteiro de desconfiança. Mas somente daqueles que não viram o que o time aprontou nas últimas temporadas. No ano passado, o Vitória superou a minúscula probabilidade de 2% de chance para subir para a Série B. Em 2023, a dúvida recaiu após eliminações precoces em todas as competições disputadas no primeiro semestre. Ingênuos.

Fato mesmo é que o Vitória conquistou a Série B com autoridade e sem margem para discussão. O título veio nesta terça-feira, mas não iria surpreender ninguém se tivesse sido sacramentado há 10, 9, 8 rodadas. O Rubro-Negro largou com cinco vitórias seguidas, liderou 27 das 38 rodadas possíveis (71%) e só esteve fora do G-4 apenas em duas ocasiões (5%).

A campanha teve no vermelho e preto as cores da paixão. Um sentimento que transformou aeroporto em estádio de futebol, crise em motivação e um elenco desacreditado em um grupo de campeões nacionais.

O uniforme rubro-negro representou a torcida pelos campos do Brasil, mas foi no gramado do Manoel Barradas que o grito se ouviu mais alto. Nenhum estádio nesta Série B recebeu tantos torcedores quanto o Barradão, que ultrapassou a marca dos 400 mil pagantes e ainda tem a partida contra o Sport para aumentar os números (saiba mais sobre ingressos aqui).

Inclusive, neste jogo contra o Leão pernambucano, havia quem projetasse, há alguns meses, uma espécie de final. Vai ser, mas somente para um lado. O Vitória transformou o clássico em apenas um jogo para cumprir tabela e se despedir em grande estilo daqueles que o fizeram chegar onde está.

Está no seu hino e agora entre os campeões na Série B. O Vitória é um nome na história. Um título da imposição, do domínio. Tão forte quanto o grito de glória que saiu da garganta de Osvaldo no embarque que antecedeu o acesso e que ainda ecoa na voz de cada rubro-negro em um estrondoso e interminável canto de "é campeão".



Fonte: Globo Esporte

Comunicar erro
outlet

Comentários