Prefeituras no Nordeste entram em "greve" nesta semana

Movimento "Sem FPM não dá" é causado por estagnação no repasse do Fundo

Por A Voz da Região em 29/08/2023 às 17:51:43

Na Bahia, órgãos públicos municipais farão uma espécie de "greve" contra a crise financeira causada pela estagnação no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feito pela União. A campanha, batizada de "Sem FPM não dá", acontece nesta quarta-feira, 30.

Em todo o estado, 80% dos municípios são considerados de pequeno porte e não possuem receita própria. São 375 municípios baianos com população menor a 50 mil habitantes, o que corresponde a 89,92%.Neste cenário, as transferências feitas pela União mantêm as contas ajustadas e garantem a execução de serviços municipais em diferentes áreas sociais.

Na quarta-feira, 30, serão mantidos apenas servidos de natureza essencial a exemplo de saúde (urgência e emergência), coleta de lixo urbano e segurança pública. As prefeituras que participarem da ação ainda farão ações de comunicação voltadas para o debate sobre o tema.

"Os serviços não essenciais vão estar paralisados nas cidades da região Nordeste. A gente se junta com as Associações Municipalistas, contra essa queda no repasse, que prejudica os municípios mais necessitados", explicou Quinho, presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB).

Comunicar erro
outlet

Comentários