Novos vereadores são diplomados em Coração de Maria
Recontagem dos votos foi devido à descoberta de fraudes nas eleições
Demorou, mas chegou. Foram necessários quase dois anos e meio e um processo na Justiça protocolado pelo Partido Social Democrático (PSD) para a Câmara dos Vereadores do Município de Coração de Maria se ajustar legalmente aos resultados das eleições municipais da cidade. A recontagem aconteceu na manhã desta terça-feira (18/7), na sede da zona eleitoral do município.
Inicialmente, haviam sido eleitos os vereadores Davilson da Silva Miranda e João Rios de Oliveira, ambos do Cidadania, mas, devido à descoberta de fraudes nas eleições – o partido havia promovido candidaturas femininas fantasmas, a fim de usufruir da cota eleitoral de igualdade de gênero -, ambos os políticos tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral Bahia (TRE-BA), tendo a decisão sido acatada pela 130ª Zona Eleitoral, localizada no município.
Após a redistribuição dos votos conquistados pelo partido Cidadania e a recontagem dos votos entre todos os partidos participantes das últimas eleições municipais, os então candidatos e agora vereadores Pedro Mário (PSD) e Genilson Cordeiro (Pros), foram, aos gritos de "agora já foi" e "a justiça foi feita", confirmados e diplomados como os novos parlamentares da Câmara dos Vereadores de Coração de Maria.
"Estamos esperando o presidente assinar o termo de posse. Foi tudo tranquilo, ocorreu tudo certinho, o cartório eleitoral fez a recontagem, foi o que a gente esperava. Tenho que agradecer a Deus, ao advogado, Dr. Odilon, aos meus eleitores, a minha família, a todos que participaram direta ou indiretamente", comentou Mário.
O novo vereador eleito de Coração de Maria também elogiou a decisão judicial tomada pela Justiça Eleitoral baiana. "Eu não posso agradecer porque eu não acionei, foi o partido, mas eu posso parabenizar a justiça, que mostrou a realidade", destacou o parlamentar.
Pedro Mário ainda comentou sobre os próximos passos que dará ao finalmente iniciar o seu mandato como vereador. "Primeiro eu vou entrar na Casa, ver como está acontecendo, ver os projetos que estão na Casa, ver no que posso ajudar para galgar coisas maiores e ver como vai estar a situação. A Câmara se encontra em recesso, volta no dia 02 e aí [eu] verei como vai proceder aqui", finalizou o vereador.
Já Genilson Cordeiro, que não escondeu a emoção, se mostrou grato e afirmou que irá "olhar para o povo". "A emoção é grande, é imensa, não tenho como esconder, e agora é colocar o pé firme no chão e olhar para esse povo mariense que me elegeu e agradecer a todos que fazem parte da minha caminhada. Essa população mariense merece alguém que olhe por eles, que corra atrás dos objetivos. Se eles nos colocaram aqui é para a gente olhar para o povo, para as comunidades. Agora é preciso a gente caminhar para buscar melhorias para a população mariense", afirmou Cordeiro.