Brasil caminha a passos lentos para adotar educação inclusiva, diz especialista

À CNN RĂĄdio, o professor de psicologia da UFSCAR João do Carmo afirmou que modelo deve ser perseguido pela sociedade como um todo

Por A VOZ DA REGIÃO em 27/03/2023 às 10:39:00
Taylor Flowe na Unsplash

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"O paradigma de inclusão é um modelo a ser perseguido pelas escolas, setores educacionais e pela sociedade", segundo o professor de psicologia da UFSCAR João do Carmo.

O Brasil tem cerca de 46,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiĂȘncia, conforme dados do IBGE.

À CNN RĂĄdio, ele afirmou que a inclusão "significa mudança de atitude, crença, percepções e adaptação do ambiente para acolhimento do aluno que apresenta diferenças quanto ao desenvolvimento e aprendizagem."

O especialista destaca que a luta pela educação inclusiva é "de longa data", e que envolve formação e capacitação dos docentes e de todos os envolvidos na escola.

"É importante também prever o acolhimento das famílias", completou.

Segundo João do Carmo, "precisamos caminhar muito, esclarecer e conscientizar a população sobre o que é a inclusão, que tem acontecido em passos lentos."



Fonte: A Voz da Região / CNN Brasil

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