Cientistas descobrem que núcleo da Terra pode ter parado de girar

O pouco que se sabe é baseado em análises das ondas sísmicas, provocadas por terremotos, quando passam pelo centro do planeta

Por A VOZ DA REGIÃO em 25/01/2023 às 08:47:29
(crédito: Laboratório de Propulsão de Jato/Nasa/Divulgação )

(crédito: Laboratório de Propulsão de Jato/Nasa/Divulgação )

Milhares de quilômetros abaixo da superfície da Terra, algo inesperado chama a atenção de cientistas. Em algum momento da última década, aparentemente, o núcleo do planeta parou de girar. Em um estudo publicado na revista Nature Geoscience, sismólogos da Universidade de Pequim revelaram o fenômeno que, por ora, não parece ter maiores consequências, algo que os pesquisadores ainda investigam.

Esfera quente do tamanho de Plutão, o núcleo da Terra fica a 5 mil quilômetros da superfície e é constituído essencialmente de ferro. Além de frear, o estudo sugere que, agora, ele faz o movimento para o lado oposto.

O mecanismo exato de rotação desta esfera, livre de movimento uma vez que flutua no líquido do núcleo externo, permanece difícil de decifrar. O pouco que se sabe é baseado em análises das ondas sísmicas, provocadas por terremotos, quando passam pelo centro do planeta.



Fonte: A Voz da Região / Correio Braziliense

Comunicar erro

Comentários