Os esportes mais insanos do mundo antigo

Alguns desses eram bem brutais!

Por A Voz da Região em 14/07/2022 às 10:57:39

Quer você goste ou não de esportes — ou de qualquer espécie de jogo físico — esta galeria vai te surpreender. Há vários esportes antigos que muitos de nós nunca ouvimos falar. Uns são absolutamente brutais, alguns são simplesmente esquisitos ao extremo e outros realmente parecem muito divertidos. Descer um vulcão de trenó? Lutar por uma cabra sem cabeça num cavalo? Estranho, né? Poucos desses esportes sobreviveram aos dias atuais, outros foram predecessores dos esportes que amamos praticar ou acompanhar.

Cuju -

Também conhecido como Ts'uh Kúh, este esporte chinês é o mais antigo antecessor do futebol moderno. O jogo envolve chutar uma bola através de uma abertura em uma pequena rede. Cuju é um esporte de cerca de 2.500 a.C.


Kalari payattu -

Esta arte marcial indiana é uma das formas mais antigas de combate. Envolve armas e golpes. Data de aproximadamente 3.000 anos atrás.



Naumaquia -

Os romanos gostavam muito de grandes eventos esportivos. Naumaquia envolvia encher uma área (semelhante a uma arena como o Coliseu, por exemplo) com água e colocar navios de guerra dentro. Eles então recriavam batalhas navais para o entretenimento em massa.


Pancrácio -

Pancrácio era essencialmente uma versão inicial do MMA na Grécia Antiga. Os atletas lutariam até que alguém desistisse ou morresse!


Jogo de bola mesoamericano -

Jogado pelo menos desde 1650 a.C. pelos povos da antiga Mesoamérica, este esporte não só era um jogo, como também tinha significado espiritual. Acredita-se que sacrifícios humanos, às vezes, eram combinados com o jogo. Pouco se sabe sobre o esporte em si, exceto que uma bola de borracha sólida era usada.


Ulama -

Ulama é descendente do jogo de bola mesoamericano. Uma quadra é dividida por uma linha e uma bola de borracha é jogada entre times sem o uso das mãos. Principalmente quadris e cotovelos eram usados.


Viking skin pulling -

Esta versão viking do cabo de guerra era muito mais radical do que o jogo que conhecemos hoje. Eles não só usavam pele animal em vez de corda, como tornavam tudo mais interessante ao jogar sobre um poço de fogo! Sim, quem perdesse, caía no fogo.


Buzkashi -

Este esporte envolve duas equipes a cavalo tentando puxar a carcaça de uma cabra sem cabeça através de um campo. Buzkashi ainda é o esporte nacional do Afeganistão até hoje.


Pelota basca -

Este esporte do século XIII pode ser comparado ao tênis. As velocidades da bola podam chegar a até 200 km/h. Não tinha equipamento de proteção, então imagina a dor de ser atingido por uma dessas bolas antigas.


Kabaddi -

Esta luta livre antiga envolve um time tentando atacar um único jogador. Kabaddi pode ser rastreado até a Índia antiga e continua sendo um jogo popular no subcontinente indiano.


Salto de camelo -

Este esporte era originalmente jogado por tribos Zaraniq no Iêmen e ainda é praticado até hoje. A intenção é saltar sobre o maior número de camelos possível.


Combates de gladiadores -

Os romanos adoravam ver gladiadores lutando uns contra os outros ou lutando contra animais. Esses jogos, às vezes, terminavam em morte.


Corrida de bigas -

Esse esporte também era muito louco. Os gregos introduziram a corrida de bigas nas Olimpíadas Antigas em 680 a.C.



Chute na canela -

Também conhecido como Chuta-canela, não tem muita coisa para se explicar neste esporte de combate original da Inglaterra. Envolve duas pessoas chutando uma a canela da outra.

Acredita-se que este esporte data do início do século XVII e que foi bastante popular nos Cotswold Olimpick Games (que terminaram na década de 1850). Mas ao contrário de antigamente, agora os jogadores enchem suas calças com palha e usam sapatos macios.

Pelota purépecha -

Pelota purépecha não era só um jogo de hóquei de campo normal. Este antigo jogo mesoamericano realmente envolvia o uso de um disco flamejante!


Justa -

Muitos de nós já vimos cavaleiros medievais lutando isso nos filmes. E, sim, era bem desagradável. Mesmo que a maioria não morresse, os participantes podiam ficar gravemente feridos.


Chunkey -

Este esporte, jogado por tribos nativas americanas, envolvia rolar um grande disco de pedra pelo chão e, em seguida, jogar varas longas nele.


Um antecessor do futebol moderno, este jogo praticado pelos gregos antigos envolvia equipes de nove soldados e o objetivo era marcar gols. A bola era feita de bexiga de boi, cheia de areia ou terra.


Venatio

Os romanos eram um pouco obcecados com todos os jogos "humanos contra animais". Este em particular era sobre a caça e morte de animais selvagens.

Luta de pescadores -

A luta na água no Nilo era bastante popular no Antigo Egito. E não parou por aí. Mais tarde, os gregos e romanos também o adotaram.


Pato -

Este cruzamento entre polo e basquete é o esporte nacional da Argentina. Antigamente se usava um pato vivo de verdade no jogo!

Tourada -

Touradas ainda são muito populares em países como Espanha, México e Portugal, mas suas origens datam de séculos atrás. Os romanos antigos eram grandes fãs disso.


Briga de galos -

Embora ilegal em muitos países ao redor do mundo, a briga de galos ainda é permitida em alguns lugares. Este jogo sanguinário remonta a cerca de 6.000 anos atrás.

Fontes: (List25) (Oldest.org) (Today I Found Out) (Medieval Chronicles)


Skinnleikr -

Este jogo de arremesso de pele viking era simples. Pele de urso era colocada entre os jogadores enquanto um jogador no meio tentava interceptá-la. Era geralmente jogado dentro de casa e havia um monte de empurrões.



Fonte: A Voz da Região / Notícias ao Minuto

Comunicar erro
outlet

Comentários