Bahia anuncia volta de Enderson Moreira para substituir Guto Ferreira

Treinador chega para segunda passagem à frente do time

Por A Voz da Região em 26/06/2022 às 17:30:17

Enderson Moreira

O Bahia anunciou neste domingo (26) a volta do técnico Enderson Moreira ao comando do time. Ele substitui Guto Ferreira, que foi demitido nesta madrugada, após derrota na Fonte Nova para o Novorizontino.

Enderson chegará ao clube segunda-feira e já vai comandar o treino em Santa Catarina para o jogo na terça, contra o Brusque, pela 15ª rodada da Série B.

O treinador fará sua segunda passagem no tricolor. Ele comandou o Bahia de junho de 2018 a março de 2019. No anúncio da contratação, o clube destaca que nesse período o time teve suas melhores campanhas na Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Série A de pontos corridos.

O técnico assinou contrato até dezembro e com ele se juntam à comissão técnica os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton da Hora.

Enderson tem passagens por Fluminense, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Athletico-PR, Fortaleza e Ceará. Também treinou o Botafogo no ano passado, quando o diretor de futebol do clube carioca era Eduardo Freeland, que agora está no Bahia. O treinador saiu do alvinegro em fevereiro e desde então estava desempregado.

Com o Botafogo, por sinal, Enderson Moreira conquistou o mais recente dos três títulos da Série B que ostenta no currículo. Os outros foram com Goiás (2012) e América-MG (2017).

Guto demitido após derrotas em casa
O anúncio da contratação de Enderson Moreira se deu cerca de 13h após a demissão de Guto Ferreira, que em sua terceira passagem pelo Esquadrão somou 47 partidas, com 20 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, um aproveitamento de 49,6%.

Ele iniciou o trabalho em outubro do ano passado, com a missão de evitar o rebaixamento no Brasileirão. Comandou o time em 14 das 38 rodadas, mas não conseguiu. Este ano, o Bahia foi eliminado ainda na primeira fase da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano. No entanto, a demissão foi surpreendente porque a equipe está em 3º lugar na Série B, com 25 pontos e uma campanha constante dentro do G4 desde o início da competição. O time também disputará o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Athletico Paranaense no dia 12 de julho.

Pesou contra Guto a sequência de três derrotas em casa, para Chapecoense (1x0), Athletico (2x1 pela Copa do Brasil) e, por último, Novorizontino (1x0). Curiosamente, antes disso o Bahia tinha 100% de aproveitamento como mandante na Série B.

Looping
A contratação de Enderson Moreira para suceder Guto Ferreira em 2022 repete o ocorrido em junho de 2018. Na ocasião, Enderson ainda não tinha completado um mês no cargo quando perdeu a final da Copa do Nordeste para o Sampaio Corrêa. Mas se recuperou ao longo do ano com a campanha até as quartas de final da Copa Sul-Americana e o 11º lugar na Série A.

Enderson ficou no Bahia até março do ano seguinte, quando foi demitido após eliminação na primeira fase da Sul-Americana e da Copa do Nordeste. No total, comandou 59 jogos, com 22 vitórias, 19 empates e 18 derrotas, um aproveitamento de 48% dos pontos disputados.


Comunicar erro
TS EVENTOS BANNER 728X90 LOCAL 2

Comentários

ACEND BANNER 728X90