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Plataforma tem 16,6 mil vagas abertas na BA; especialista dá dicas para se destacar

As oportunidades são para todos os níveos de formação e salários chegam a R$ 20 mil

Por Nilson Marinho em 17/03/2025 às 10:13:30

Mais de 16,6 mil vagas de emprego e estágio estão abertas para profissionais de diversas áreas em Salvador e na Região Metropolitana. As oportunidades, com remunerações que chegam a R$ 20 mil, estão disponíveis na Catho, plataforma de empregos que conecta candidatos e empresas, e foram publicadas ao longo da última semana. A área com o maior número de vagas é Informática, com 10,5 mil oportunidades, seguida por Administração, com 3,7 mil, Finanças, com 1,2 mil, Comunicação e Marketing, com 880, e Engenharia, com 690. As ofertas incluem contratos temporários, CLT, Pessoa Jurídica (PJ) e freelancers, com possibilidades de trabalho remoto, presencial e híbrido.

De acordo com Carolina Tzanno, gerente sênior de Recursos Humanos da Catho, a plataforma reflete as tendências do mercado de trabalho. "Historicamente, algumas áreas apresentam alta demanda por profissionais, como os setores administrativo, comercial/vendas, financeiro e operacional", explica. Ela ressalta ainda que há setores que passam por picos sazonais de contratação, como o segmento de tecnologia, impulsionado pela transformação digital.

Segundo a Pesquisa de Tendências 2025 da Catho, os setores com maior projeção de contratações no Brasil este ano são tecnologia, com 24,4% das vagas, seguido pelo setor operacional, com 20,4%, inteligência artificial, com 11,1%, e vendas, com 10,6%.

Para concorrer às vagas, o candidato deve acessar o site da Catho ou o aplicativo da plataforma, criar uma conta gratuita e preencher o currículo com informações sobre experiências, formação acadêmica e habilidades. Após esse processo, é possível buscar vagas por cargo ou área de interesse, utilizar filtros para refinar a pesquisa e, ao encontrar uma oportunidade adequada, ler os requisitos e clicar em "Candidatar-se". Algumas empresas podem solicitar testes ou uma carta de apresentação.

Para aumentar as chances de contratação, a gerente da Catho orienta que os candidatos preencham todas as informações do currículo de forma correta e completa. "Infelizmente, muitos candidatos deixam de preencher campos essenciais, como experiências anteriores, habilidades e objetivos profissionais, e a falta dessas informações pode fazer com que o recrutador simplesmente não considere esse currículo", alerta. Além disso, ela destaca que erros gramaticais e ortográficos podem prejudicar a candidatura. "Por isso, é necessária uma revisão criteriosa antes da finalização do cadastro."

Carolina Tzanno, gerente sênior de Recursos Humanos da Catho
Carolina Tzanno, gerente sênior de Recursos Humanos da Catho Crédito: Divulgação

Carolina enfatiza que um bom currículo deve ser completo, claro, objetivo e personalizado para a vaga desejada. "O uso de palavras-chave, como citado anteriormente, ajuda na triagem dos recrutadores e uma redação profissional, sem erros ortográficos, transmite credibilidade. Incluir certificações, idiomas e habilidades específicas também pode diferenciar o candidato da concorrência", completa.

Fonte: Correio da Bahia

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