7 perguntas para entender 'Enem dos concursos'; inscrições começam dia 19

Por BBC em 13/01/2024 às 10:17:44

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), ou "Enem dos Concursos", vem sendo chamado em sites de cursos preparatórios de "o maior concurso de todos os tempos".

A previsão do governo federal é selecionar mais de 6,6 mil candidatos para 21 órgãos públicos.

Uma novidade que vem sendo destacada é que o modelo de seleção tenta ampliar o acesso ao concurso público, segundo os responsáveis, já que a prova será aplicada em 220 cidades em todas as regiões do país — em vez de, por exemplo, ser feita apenas em Brasília.

O governo diz que isso vai "ampliar e democratizar o acesso da população às vagas públicas" e "pode aproximar o perfil dos aprovados em concursos públicos ao perfil da população do Brasil".

Alketa Peci, professora de Administração Pública e Governo da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) FGV, diz que é positiva a mudança que deixa o concurso público "mais perto" de candidatos de várias regiões do país.

A oferta de provas em mais cidades, ela aponta, reduz custos como aqueles com passagens e hospedagem.

"Os candidatos enfrentam custos como com avião, hotel, e muitos por vezes não conseguem ultrapassar essa barreira", diz. "Só de sair do eixo de Brasília e diversificar com regiões do país, você traz outros olhares, mais diversos."

Peci destaca, no entanto, que é difícil pensar que haverá mudança no fato de que os candidatos com melhores condições socioeconômicas saem na frente.

"Acredito que esse concurso vai manter esse mesmo padrão. O Brasil é um país extremamente desigual, duvido que só pela parte da regionalização a gente conseguiria ver outra composição sociodemográfica de pessoas que passam no concurso público."

Os editais sobre o concurso devem ser publicados na quarta-feira (10/1), segundo o governo federal, mas várias informações sobre vagas, cargos e calendário já foram divulgadas.

A seguir, veja respostas a cinco perguntas sobre o Concurso Nacional Unificado, com base nas informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos:


1. Como vai funcionar o 'Enem dos concursos'?

O concurso será feito para selecionar 6.640 futuros servidores públicos para ministérios e outros órgãos (veja mais detalhes sobre as vagas abaixo).

O novo modelo prevê uma inscrição única, que valerá para selecionar candidatos para mais de um órgão. A banca responsável pela realização do concurso é a Fundação Cesgranrio.

Segundo o governo, os candidatos vão poder escolher entre "blocos temáticos", ou seja, escolher uma área onde desejam trabalhar, e dentro do bloco escolhido podem concorrer a mais de um cargo.

"É como se a pessoa fizesse 5 ou 6 concursos em uma prova", explicou a ministra Esther Duek em coletiva de imprensa na quarta (10).

Cada bloco poderá ter vagas em mais de um órgão ou ministério (veja mais sobre os blocos no item 3) e o candidato poderá escolher suas preferências ao se inscrever.

As provas serão aplicadas em um único dia, em dois turnos (matutino e vespertino).

De manhã, a prova para cargos de nível superior terá 20 questões objetivas de conhecimentos gerais mais uma prova discursiva de conhecimento específico do bloco, com 2h30 para responder. À tarde, o candidato terá 3h30 horas para responder 50 questões objetivas de conhecimentos específicos.

Para os cargos de nível médio, o tempo de prova é o mesmo, mas de manhã haverá prova objetiva com 20 questões de conhecimentos gerais mais um redação. À tarde, haverá uma prova objetiva com 40 questões.

A professora Alketa Peci destaca que, embora o ponto mais discutido do novo modelo de concurso seja sua descentralização na aplicação da prova, ela considera que sua principal novidade está em abrir a discussão sobre deixar o serviço público "menos engessado".

"Tem um problema que se enfrenta hoje no setor público que é uma falta de mobilidade entre diversas carreiras e cargos. A pessoa entra naquela vaga, naquela instituição, e permanece a vida toda. Hoje nosso arcabouço legal não nos permite muito reajustar a força de trabalho de acordo com as novas demandas", diz. "É natural que alguns cargos fiquem obsoletos e outros tenham demanda crescente."

"Não é com um concurso público que vai se resolver isso, mas acredito que outras medidas podem ser pensadas para caminhar nessa direção. Serão necessárias mais mudanças, que vão permitir maior flexibilidade e mobilidade da força de trabalho, mas o concurso abre janela de oportunidade para avançar nessa direção, na medida em que trabalha com grandes áreas estratégicas."


2. Como se inscrever no Concurso Nacional Unificado?

As inscrições vão começar no dia 19/1 e vão até 9/2.

Elas poderão ser feitas pelo site gov.com.br — ou seja, é preciso ter uma conta no site. A conta pode ter qualquer nível.

O ministério também vai disponizar pontos de inscrição em agências do correio nas 220 cidades, onde quem tiver dificuldade com a conectividade vai poder fazer a inscrição pessoalmente.

A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de níveis médio e de R$ 90 reais para cursos de nível superior, com possibilidade de isenção.

Cada candidato vai fazer um ranking de preferências na inscrição. Primeiro, deverá escolher o bloco temático e depois escolher os cargos que deseja, ordenando as preferências. Será possível expressar interesse em todos os cargos dentro de um bloco temático.

Haverá reserva de vagas de 20% para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. Nos cargos da Funai (Fundação Nacional do Índio), haverá reserva de 30% para indígenas.


3. Quais são os cargos disponíveis?

Os cargos e especialidades estão divididos em 8 blocos temáticos, que vão conter vagas para carreiras nas mesmas áreas do conhecimento. Cada bloco terá vagas em diversos órgãos e ministérios do governo.

Um mesmo órgão (como a AGU ou o IBGE) pode ter vagas em diferentes blocos, dependendo do tipo de trabalho que o servidor irá realizar.

Os blocos temáticos são:

  • Insfraestrutura, exatas e engenharia (727 vagas) - Terá vagas para arquitetos, engenheiros, cartógrafos, gestores em pesquisa, entre outros.
  • Tecnologia, dados e informação (597 vagas) - Terá vagas para estatísticos, desenvolvedores em TI, cientistas de dados, especialistas em TI, especialistas em redes e telecomunicações, entre outros.
  • Ambiental, agrário e biológicas (530 vagas) - Terá vagas para engenheiros agrônomos e florestais, geógrafos, analistas ambientais, biológos, veterinários, químicos, zootecnistas, meteorologistas, entre outros.
  • Trabalho e saúde do servidor (971 vagas) - Terá vagas para médicos, psicólogos, entre outros.
  • Educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos (1016 vagas) - Terá vagas para pedagogos, indigenistas, antropólogos, assistentes sociais, sociólogos, entre outros.
  • Setores econômicos e regulação (359 vagas) - Terá vagas para economistas, bachareis em direitos, entre outros.
  • Gestão governamental e administração pública (1748 vagas) - Terá vagas para administradores, contadores, bachareis em comunicação social, historidades, produtores audiovisuais, bachareis em letras, entre outros.
  • Nível intermediário (692 vagas) - Terá vagas para nível médio e cursos técnicos de nível médio.

Nesta tabela é possível verificar todas as carreiras disponíveis, com os respectivos órgãos e a quantidade de vagas disponíveis.


4. Quais órgãos aderiram e há quantas vagas para cada?

O concurso unificado terá vagas para 21 órgãos públicos, entre ministérios, agências reguladoras e outros braços do Executivo federal.

Veja a lista completa a seguir de órgãos e do total de vagas para cada:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - 1480 vagas
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - 110 vagas
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) - 30 vagas
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - 40 vagas
  • Ministério da Agricultura e Pecuária & Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - 520 vagas
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - 742 vagas
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - 296 vagas
  • Ministério dos Direitos Humanos - 40 vagas
  • Ministério da Educação - 70 vagas
  • Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) - 502 vagas
  • Ministério da Saúde - 220 vagas
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública - 130 vagas
  • Ministério do Trabalho e Emprego - 900 vagas
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) - 40 vagas
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - 310 vagas
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 620 vagas
  • Advocacia Geral da União (AGU) - 400 vagas
  • Ministério dos Povos Indígenas - 30 vagas
  • Ministério do Planejamento e Orçamento - 60 vagas
  • Ministério da Cultura - 50 vagas
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - 50 vagas

5. Qual o cronograma do concurso?

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado vão de 19 de janeiro até 9 de fevereiro e a prova será em 5 de maio.

Em 5 de agosto, começa a convocação para a posse e os cursos de formação.

  • Publicação do Edital: 10/1/2024
  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das Provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
  • Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024

6. Onde os candidatos podem fazer a prova?

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado terão a opção de escolher entre 220 cidades no Brasil todo para fazer a prova. Clique aqui para ver a lista completa de cidades.

Inicialmente, o governo havia divulgado que seriam cerca de 180 municípios. Depois o número subiu para 217 e finalmente para 220. O ministério disse que "a ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade".

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Duek, 94,6% da população brasileira vive até 100 km de um local de prova.


7. O que dizem os editais do Concurso Nacional Unificado?

Cada bloco temático terá um edital próprio.

O governo previu publicar os editais nesta quarta-feira (10) no site do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público.

Os editais trarão informações sobre o conteúdo das provas, critérios de classificação e desclassificação, composição das notas finais, entre outras informações.

Fonte: BBC NEWS Brasil

Comunicar erro
outlet

Comentários