Bahia registra 20 tremores de terra de baixa intensidade em setembro

Abalos foram notificados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)

Por A VOZ DA REGIÃO em 03/10/2023 às 09:06:48
Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns na região Nordeste - Foto: Reprodução

Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns na região Nordeste - Foto: Reprodução

A Bahia registrou 20 tremores de terra de baixa intensidade no mês de setembro. Os abalos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Laboratório Sismológico da UFRN (Labsis).

O tremor de maior magnitude ocorreu na região entre Curaçá e Jaguarari, no dia 17 de setembro. O sismo registrado foi de 2.6 MLv, No dia 26, também em Jaguarari, ocorreu um de 2.5 mR.

Apenas em setembro, a cidade de Jaguarari registrou oito tremores de terra, enquanto Jacobina sofreu cinco abalos sísmicos, evento que se repetiu em Curaçá em três oportunidades. Tanque Novo, Laje e Candeal também apresentaram tremores.

Mesmo com registros de baixa intensidade dos tremores, moradores de Tanque Novo relataram que paredes da casa ficaram rachadas. O fenômeno também ocasionou problemas em forros de gesso e copos de vidro, que foram quebrados.

O Labsis afirma que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, com destaque maior para a região Nordeste. Os eventos acontecem por pressões geológicas responsáveis por movimentar pequenas fraturas na crosta terrestre.

Fonte: A Voz da Região / A Tarde

Comunicar erro
outlet

Comentários