A Bahia registrou 20 tremores de terra de baixa intensidade no mês de setembro. Os abalos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Laboratório Sismológico da UFRN (Labsis).
O tremor de maior magnitude ocorreu na região entre Curaçá e Jaguarari, no dia 17 de setembro. O sismo registrado foi de 2.6 MLv, No dia 26, também em Jaguarari, ocorreu um de 2.5 mR.
Apenas em setembro, a cidade de Jaguarari registrou oito tremores de terra, enquanto Jacobina sofreu cinco abalos sísmicos, evento que se repetiu em Curaçá em três oportunidades. Tanque Novo, Laje e Candeal também apresentaram tremores.
Mesmo com registros de baixa intensidade dos tremores, moradores de Tanque Novo relataram que paredes da casa ficaram rachadas. O fenômeno também ocasionou problemas em forros de gesso e copos de vidro, que foram quebrados.
O Labsis afirma que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, com destaque maior para a região Nordeste. Os eventos acontecem por pressões geológicas responsáveis por movimentar pequenas fraturas na crosta terrestre.
Fonte: A Voz da Região / A Tarde