A defesa vem sendo um ponto negativo do Bahia no Brasileirão. O time do técnico Renato Paiva é o 5º mais vazado da competição, com 18 gols sofridos em 12 jogos disputados - uma média de 1,5 por partida. Nesse ranking, o Esquadrão só está melhor que América-MG, com 27 gols sofridos, Coritiba, com 26, Vasco e Goiás, empatados com 20.
Cada um dos 18 gols sofridos pelo tricolor nesta Série A foi anotado por um jogador diferente. Entre eles, está Gabigol, do Flamengo, que marcou de pênalti na polêmica derrota por 3x2, na Arena Fonte Nova. O atacante rubro-negro, aliás, é o maior algoz do Bahia no campeonato, entre os atletas ainda em atividade.
Até aqui, Gabriel Barbosa já balançou as redes sete vezes - além de dar duas assistências - em nove partidas que disputou contra o Esquadrão. Um desses gols foi feito quando ainda defendia o Santos, no Campeonato Brasileiro de 2018. Todos os outros seis saíram pelo Flamengo.
Ele não é o único 'pesadelo' do Bahia que veste a camisa rubro-negra. Um levantamento do site Transfermarkt mostra que, dos 15 jogadores em atividade que mais anotaram gols sobre o tricolor na Série A, quatro defendem o Flamengo atualmente, incluindo todos do top 3. A pesquisa leva em conta jogos do Brasileirão de 2011 até os dias atuais.
A lista coloca o centroavante Pedro logo atrás de Gabigol. Ele marcou seis vezes e deu uma assistência em seis encontros com o Bahia. Dois gols aconteceram quando atuava pelo Fluminense e quatro pelo Flamengo.
Bruno Henrique fecha o 'pódio' com os mesmos números, mas com mais partidas: nove. Foram quatro gols pelo Santos e dois pelo rubro-negro carioca.
O top 15 também tem jogadores de outros 11 times, entre eles Grêmio, Fluminense, Atlético-MG, São Paulo e Cruzeiro. Veja a lista:
Os 15 maiores 'pesadelos' do Bahia na Série A (a partir de 2011):
- Gabriel Barbosa (Flamengo): 7 gols e 2 assistências em 9 jogos
- Pedro (Flamengo): 6 gols e 1 assistência em 6 jogos
- Bruno Henrique (Flamengo): 6 gols e 1 assistência em 9 jogos
- Diego Souza (Grêmio): 5 gols e 2 assistências em 12 jogos
- Willian Bigode (Athletico-PR): 4 gols e 2 assistências em 12 jogos
- Yago Pikachu (Fortaleza): 4 gols e 1 assistência em 10 jogos
- Gilberto (Cruzeiro): 3 gols e 2 assistências em 7 jogos
- Eduardo Sasha (Red Bull Bragantino): 3 gols e 2 assistências em 11 jogos
- Éverton Ribeiro (Flamengo): 3 gols e 2 assistências em 14 jogos
- Keno (Fluminense): 3 gols e 1 assistência em 5 jogos
- Hulk (Atlético-MG): 3 gols em 2 jogos
- Hernane (Brasiliense): 3 gols em 4 jogos
- Rony (Palmeiras): 3 gols em 7 jogos
- Luciano (São Paulo): 3 gols em 7 jogos
- Felipe Azevedo (América-MG): 3 gols em 8 jogos
*Dados do Transfermarkt