O Google quer tornar mais fácil para quem compra online saber como as roupas ficarão no corpo antes de comprá-las.
A empresa anunciou na quarta-feira (15) um novo recurso de teste virtual que usa inteligência artificial generativa, a mesma tecnologia que sustenta uma nova safra de chatbots e ferramentas de criação de imagens, para mostrar roupas em uma ampla seleção de tipos de corpos.
Com o recurso, os compradores podem ver como um item cairia, dobraria, se agarraria, esticaria ou formaria drapeados e sombras em um conjunto diversificado de modelos em várias poses, de acordo com a empresa.
O Google também está lançando um recurso que ajuda os usuários a encontrar peças de roupas semelhantes em diferentes cores, padrões ou estilos, de lojas em toda a web, usando um algoritmo de correspondência visual alimentado por inteligência artificial.
Esses esforços fazem parte do trabalho maior do Google para defender seu mecanismo de busca da ameaça representada por uma onda de novas ferramentas com inteligência artificial após o sucesso viral do ChatGPT.
Na conferência de desenvolvedores do Google I/O no mês passado, a empresa passou mais de 90 minutos provocando com uma longa lista de anúncios de inteligência artificial, incluindo a expansão do acesso ao seu chatbot existente, o Bard, e trazendo novos recursos de IA para sua ferramenta de pesquisas, o Google Search.
O Google disse que desenvolveu a opção de teste virtual usando muitos pares de imagens de mais de 80 modelos de frente e de lado, de tamanhos PP a GG, e com vários tons de pele, formas corporais e origens étnicas.
A ferramenta alimentada por inteligência artificial aprendeu a combinar a forma de certas camisas nessas posições para gerar imagens realistas da pessoa de todos os ângulos.
O recurso trabalhará inicialmente com blusas femininas de marcas como Anthropology, Loft, H&M e Everlane. O Google disse que vai expandir para camisas masculinas no futuro. A empresa também disse que a ferramenta ficará mais precisa com o tempo.
O Google não é a única empresa de e-commerce que combina inteligência artificial generativa com a experiência de compra. Algumas empresas, como Shopify e Instacart, estão usando a tecnologia para ajudar a informar as decisões de compra dos clientes.
A Amazon está experimentando o uso de inteligência artificial para resumir o feedback dos clientes sobre os produtos no site, com o potencial de reduzir o tempo que os compradores gastam examinando as avaliações antes de fazer uma compra.
E o eBay lançou recentemente uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar os vendedores a gerar descrições de listas de produtos.
Fonte: A Voz da Região / CNN Brasil