Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saude

Brasil investiga 16 casos de hepatite aguda em seis estados


16 casos de hepatite aguda grave em crianças estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde em seis estados brasileiros. Conforme a pasta, esses casos têm relação com o misterioso surto de inflamação do fígado que atinge crianças de todo o mundo (veja aqui).

De acordo com portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, São Paulo é o estado com maior número de notificações em investigação, com seis registros até a última segunda-feira (10). Também estão em monitoramento: Rio de Janeiro (5); Paraná (2); Espírito Santo (1); Santa Catarina (1) e Pernambuco (1).

Ao Bahia Notícias, a médica gastro-hepatologista Fernanda Sales explicou que numa hepatite comum, essa inflamação é causada por vírus hepatotrópicos, que são aqueles que causam infecção diretamente no parênquima do fígado. Mas esse surto tem uma peculiaridade que tem intrigado os médicos: "Quando começa a mostrar o quadro clínico que parece uma hepatite em geral, investiga-se o principal vírus e não se acha. Então o motivo que está causando essa hepatite é a grande questão". Saiba mais aqui.

A doença, de causa ainda desconhecida, foi detectada no Brasil recentemente e chama atenção de pediatras e entidades médicas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!