Veja com quem ficam as vagas baianas na Série D, Nordestão e Copa do Brasil de 2024

Itabuna vai disputar o mata-mata nacional pela 1ª vez na história

Por A Voz da Região em 21/03/2023 às 09:53:23

A final do Campeonato Baiano já está definida. Bahia e Jacuipense eliminaram Itabuna e Juazeirense, respectivamente, e farão a decisão do estadual em jogos de ida, no próximo domingo (26), e volta, no dia 2 de abril. Mais que isso, as semis também determinaram os representantes locais em três competições de 2024: Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D.

No mata-mata nacional, estão garantidos o Esquadrão e o Leão do Sisal, por serem os dois finalistas do Baianão, assim como o Itabuna. Isso acontece por causa de uma mudança no critério de classificação da Copa do Brasil, que deixou de usar como base o ranking nacional de clubes da CBF.

A partir de 2024, a definição é de acordo com as competições estaduais. A Federação Bahiana de Futebol tem direito a três representantes, que serão os três melhores colocados do Baianão. Assim, por terem chegado à decisão, Bahia e Jacuipense estão assegurados.

Já o Itabuna conseguiu o feito por ter terminado com a terceira melhor campanha. Após finalizar a fase de grupos na 4ª colocação, o Dragão do Sul ultrapassou a Juazeirense na tabela geral durante as semifinais, já que ganhou a partida de ida contra o Esquadrão. Com isso, terminou sua participação com 18 pontos. Será a primeira participação do clube em sua história.

Já o Cancão de Fogo, que perdeu os dois jogos para o time de Riachão de Jacuípe, ficou com 16 pontos.

O Jacuipense e o Itabuna também confirmaram presença na Série D de 2024. O futebol baiano tem direito a um terceiro representante, que ainda será definido pela FBF. Pelo regulamento do Baianão, essa vaga cabe ao campeão da Copa Governador de 2023. Mas a competição não é realizada desde 2016. Caso não seja disputada mais uma vez - e nenhuma outra seja criada no lugar - a Juazeirense herdará o direito de jogar a quarta divisão no ano que vem.

Além disso, existe a possibilidade do Bahia de Feira, 5º colocado no Campeonato Baiano, também disputar a Série D em 2024. Mas isso só seria possível caso o Jacuipense conquiste, neste ano, o acesso à Série C. O Leão do Sisal está na disputa da atual edição da quarta divisão e foi sorteado no Grupo A4, que também conta com o próprio Bahia de Feira, além do Atlético de Alagoinhas. Os outros clubes na chave são: ASA, Cruzeiro-AL, Falcon-SE, Retrô-PE e Sergipe.

Bahia e Jacuipense estarão ainda no Nordestão de 2024, assim como o Vitória. Por enquanto, só o tricolor está garantido na fase de grupos, já que é o clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional da CBF. Os dois Leões ainda dependem das finais do estadual.

Caso o time de Riachão conquiste o título baiano, ganha também o acesso direto ao regional. Se for vice, vai para a pré-Copa do Nordeste. Já o rubro-negro vive uma situação indigesta: precisa que o Bahia ganhe o estadual para ir diretamente à fase de grupos. Se o Jacuipense levar a melhor, o Vitória começa o Nordestão mais uma vez nas eliminatórias.


Comunicar erro

Comentários