A vitória por 2 a 1 sobre o Atlético de Alagoinhas, na última sexta-feira, fez o Bahia encostar na briga pelo G-4 da Copa do Nordeste, mas ainda não resolveu o problema. Para avançar de fase, o Tricolor vai ter de seguir pontuando e fazer o que ainda não conseguiu no ano: vencer equipes de fora do estado; quem sabe, já nesta quarta-feira, quando o time pega o Sport, na Ilha do Retiro.
Em 12 jogos disputados no ano, o Bahia conquistou oito vitórias, mas todas contra rivais baianos no Campeonato Baiano ou na Copa do Nordeste. Contra Sampaio Corrêa, Ferroviário e Fortaleza, adversários do Maranhão e Ceará, o Tricolor soma apenas um ponto, aproveitamento de 11%.
O rendimento ruim contra rivais de fora ajuda a entender a campanha irregular do Bahia na Copa do Nordeste. Com apenas quatro pontos somados em quatro jogos, o Tricolor está na sétima posição do Grupo B e a três da zona de classificação.
Além do rendimento ruim contra rivais de outros estados, o Bahia carrega um jejum incômodo sobre o rival desta noite: desde 2010, não vence o Sport na Ilha do Retiro. De lá para cá, foram sete vitórias dos pernambucanos e três empates.
Para encerrar o jejum, o técnico Renato Paiva tem um time um pouco mais descansado. Contra o Atlético de Alagoinhas, o treinador poupou alguns jogadores e vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição. O provável Bahia para logo mais tem: Marcos Felipe; Cicinho, David Duarte, Raul Gustavo e Matheus Bahia; Acevedo, Diego Rosa [Mugni] e Daniel; Biel [Jacaré], Kayky e Everaldo [Goulart].
O jogo
Sport x Bahia | 5ª rodada da Copa do Nordeste
Quando: quarta-feira, 22 de fevereiro;
Onde: Ilha do Retiro, Recife;
Horário: 21h30 (de Brasília);
Time provável: Marcos Felipe, Cicinho, David Duarte, Raul Gustavo e Matheus Bahia; Acevedo, Diego Rosa [Mugni] e Daniel; Biel [Jacaré], Kayky e Everaldo [Goulart];
Pendurados: Raul Gustavo e Acevedo;
Desfalques: Danilo Fernandes, Kanu e Rezende (lesão);
Arbitragem: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI) apita o jogo auxiliado por Rogerio de Oliveira Braga (PI) e Janystony Rabelo de Melo (PI).
Globo Esporte