Polícia investiga caso de boneco de Vinicius Junior enforcado na Espanha

Por A voz da Região em 03/02/2023 às 11:12:30

Um boneco com a camisa e o número de Vinicius Junior apareceu enforcado numa ponte na Espanha poucas horas antes do clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid pela Copa del Rey nesta quinta-feira.

A representação do jogador foi pendurada perto do centro de treinamento do Real Madrid, acompanhada por uma faixa que dizia "Madrid odeia o Real", conforme mostram fotos e vídeos registrados pela imprensa local.

— Estamos investigando o que aconteceu — disseram fontes policiais à AFP, sem dar mais detalhes no momento.

Segundo a imprensa espanhola, o lema que aparece no boneco costuma ser usado por torcedores radicais do Atlético de Madrid.

"Condenamos veementemente atos de ódio contra @vinijr. Intolerância e violência não cabem no futebol. Como em ocasiões anteriores, a #LaLiga instará a apuração dos fatos em busca da condenação dos responsáveis, solicitando as mais severas sanções penais", afirmou a conta no Twitter da primeira divisão da liga de futebol profissional da Espanha.

O incidente ocorreu poucas horas antes da partida pelas quartas de final em jogo único no estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola.

Em nota, o Real Madrid agradeceu "o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius".

"Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o esporte representam", afirmou o clube.

"Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa. O Real Madrid está confiante de que todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível serão expurgadas", concluiu.

'Fatos repugnantes'

O Atlético de Madrid também repudiou a ação de enforcar a representação do jogador.

"A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas também é o respeito. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes hobbies. É responsabilidade de todos evitá-lo", inicia o comunicado.

O clube afirmou "que fatos como esse são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade".

"A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica", acrescentou.

"Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento".

Fonte: Jornal Extra

Comunicar erro

Comentários