Os furtos e roubos de carros dispararam no ano de 2022 e tiveram o seu maior indíce registrado em décadas. De acordo com dados do IBGE, no Brasil foram registrados 342 mil furtos e roubos de veículos automotores, uma média de 64 veículos roubados a cada hora, ou 1 veículo roubado a cada minuto.
Estes números representam 76,4% de todos os crimes cometidos no Brasil no mesmo período.
A alta incidência destes crimes, fez com que motoristas procurassem meios de se precaverem e protegerem o seu bem, mas brecaram justamente no aumento dos preços dos seguros automotivos.
Os seguros automotivos tiveram um reajuste em seus preços no ano de 2022, como ocorrem todos os anos, porém, neste período a variação de preço foi de mais de 13%, o que tornou inviável a contratação do mesmo para a maioria dos motoristas.
Para se ter uma ideia, um seguro de um carro popular chega a custa mais de R$ 3 mil reais por ano, e cria uma barreira de entrada para uma boa parcela de motoristas brasileiros.
HOMEM TEM VEÍCULO ROUBADO E CONSEGUE RECUPERÁ-LO GRAÇAS A UM PEQUENO DETALHE
Um homem, que não teve a identidade revelada, teve o seu veículo roubado na tarde da última sexta-feira, na região de São Paulo. De acordo com informações da Polícia Militar, foi denunciado um roubo de carro cometido por 3 indivíduos armados, por volta das 17h.
Após a chegada da PM no local da ocorrência, a vítima teria informado que tinha a localização do veículo em tempo real graças a um aparelho espião que havia instalado em seu veículo, e acompanhou os policiais militares na perseguição do mesmo.
O veículo foi localizado, recuperado e os suspeitos presos cerca de 3km de distância de onde o roubo havia acontecido. O militar responsável pela prisão explicou como ocorreram os fatos.
"Recebemos um chamado sobre um veículo roubado e fomos prontamente atender a ocorrência. Chegando ao local, a vítima do roubo havia um dispositivo chamado GPSafe instalado em seu veículo, que revelava a localização em tempo real do carro. Após localizá-lo conseguimos deter os criminosos e recuperar o veículo da vítima, ainda em integridade total" disse o tenete.
Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia e tiveram a prisão temporária decretada.
APARELHO ESPIÃO UTILIZADO POR VÍTIMA INTRIGOU ESPECIALISTAS
Revelado o nome do dispositivo que ajudou o homem a recuperar o seu veículo, consultamos um especialista em segurança eletrônica para anlisá-lo. Lourenço Portimont é engenheiro elétrico e presidente da ABSV (Associação Brasileira de Segurança Veicular).
Lourenço revelou já ter conhecimento do dispositivo, que leva o nome de GPSafe, e disse que ele é uma das melhores alternativas para quem não tem condições de contar com um seguro automotivo.
"Já tínhamos conhecimento do o GPSafe, aqui na Assossiação, e inclusive recomendávamos para vários de nossos associados. Hoje, este aparelho é o melhor dispositivo de rastreamento veícular disponível. É de fácil instalação e manuseio, podendo ser feito por qualquer pessoa e sem a ajuda de um mecânico" disse Lourenço.
Ele diz que, o fato de não possuir instalação complexa, e um preço acessível, é o que o torna tão atrativo e buscado pelos motoristas.
"Hoje o GSPafe é muito procurado por motoristas de todo o Brasil. Ele não precisa de mensalidade para funcionar, e nem de profissionais para instalá-lo. A praticidade e o preço é o grande atrativo deste aparelho" explica Lourenço.
O GPSafe é comercializado no Brasil pelo grupo Auto Imports LTDA, que comercializa o dispositivo através de site próprio na internet.
EMPRESA COMENTA SUCESSO DO DISPOSITIVO
Procurada, a Auto Imports LTDA conversou com a equipe de reportagem, através de sua assessoria de imprensa, e revelou as expectativas do grupo para o ano de 2023.
"Estamos muito felizes com a popularização do GPSafe. Esperamos, no ano de 2023, equipar centenas de milhares de veículos pelo Brasil e evitar cada vez mais que o crime de roubo e furto de veículos ocorra de forma tão desordenada" disse a empresa.
avozdaregiao/ g1.globo.com