Clubes de futebol do Brasil dominam a América do Sul

Por Bahia notícias em 27/10/2022 às 10:23:35
Brasil esportivo

Brasil esportivo

Que o Brasil é o centro do futebol mundial ninguém nunca questionou. Aqui, futebol é desde brincadeira, até assunto sério. As crianças crescem com a bola nos pés e se tornam jogadores de categoria.

Sabendo disso, cada vez mais os times são impulsionados, seja por fãs, seja por patrocinadores. Estes últimos entram com uma base para que as equipes cresçam ainda mais, tornando os times brasileiros uma verdadeira afronta aos rivais latinos.

Pudemos ver esse boom que aconteceu na pandemia, quando os demais países da América Latina ficaram em desvantagem quanto a investimentos em seus times – e o Brasil, por sua vez, conseguiu uma injeção que proporcionou ainda mais visibilidade.

Hoje, apresentamos em competições como a Copa Sul-Americana e a Conmebol uma representatividade não apenas volumosa, mas também de qualidade ímpar, que coloca os times brasileiros como os melhores da categoria!

Conheça os times em foco na América Latina

Há, desde 1984, uma federação que coleta dados futebolísticos para que se tenha uma ideia real do que acontece no esporte. É a IFFHS – Federação Internacional da História e Estatística do Futebol.

Dentro de muitos dos dados que ela apresenta, existe um que entrega o resultado do desempenho dos times por um ano. A partir disso, tem-se um ranking com os melhores times da América Latina.

Saber de dados como este é interessante para, além de se manter informado sobre seu time, ter subsídio para em casas como a 20Bet entrar, por exemplo, e ter ainda mais sucesso ao palpitar online.

Dentre os 20 principais, 11 são brasileiros:
? Palmeiras;
? Flamengo;
? Athletico – PR;
? Atlético – MG;
? São Paulo;
? Ceará;
? Fluminense;
? Corinthians;
? Internacional;
? Atlético – GO;
? Santos.

Veja, um único país (o nosso) ocupa mais de 50% do total de times com alto desempenho. De fato, isso só faz com que a roda de injeção econômica gire ainda mais, fazendo com que nossos times continuem no topo das listas. Dessa forma, cada time pode ir atrás de ainda mais jogadores de alto rendimento, negociar mais reforço para suas equipes e trazer para casa ainda mais títulos internacionais. É um ciclo vicioso com vantagens para todos os lados!

A representatividade do Brasil nas competições como a Copa Sul-Americana

Dentro dos principais campeonatos na América Latina, a Copa Sul-Americana é o segundo mais importante. Agora, o campeão pode disputar a Recopa, o que tornou o campeonato ainda mais competitivo e desejado.

Nos últimos 10 anos, o Brasil mostrou a que veio e foi o país que mais conquistou o título:
1. São Paulo (2012);
2. Chapecoense (2016);
3. Athletico PR (2018);
4. Athletico PR (2021).

Além destes campeões, em quatro finais um time brasileiro estava presente, o que significa que, ainda que não tenha levado o troféu para casa, havia uma bandeira verde e amarela mostrando que o futebol brasileiro estava lá.

Assim como a Argentina, o Brasil teve seis vagas na Copa Sul-Americana 2022, as quais foram ocupadas por Atlético Goianiense, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá. Ter tantos times fortes demonstra o tamanho da dor de cabeça que o Brasil representa para os demais oponentes da disputa. E, sabendo que os investimentos por aqui não param, prepare-se para ver essa incomodação crescer cada dia mais.

A Libertadores também tem o Brasil na frente!

A maior competição aqui da América Latina também tem muita dose de Brasil! Organizada pela Conmebol – Confederação Sul-Americana de Futebol desde 1960, ela é hoje o campeonato mais importante deste nosso lado do continente.

O Brasil se apresenta com sete times todo ano, o maior em número de representatividade no momento (Argentina fica logo atrás, com seis). Mas, além dos dois, também participam da disputa Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Bolívia e Paraguai.

Este ano, a final do campeonato acontecerá em 29 de outubro, no Equador, e os finalistas, acredite, são dois times brasileiros. Flamengo e Athletico PR disputarão o primeiro lugar, mas observe, de qualquer forma o título é tupiniquim.

Veja, ainda que tivesse um time a mais que a Argentina, o Brasil conseguiu evitar que qualquer um dos seis times dela ou qualquer outro de qualquer outro país chegasse até as finais. Esta é uma maneira de mostrar o domínio dos times brasileiros sobre os demais, ainda que não sempre, de forma individual, mas na maioria das vezes, coletivamente.

Conclusão: o Brasil domina mesmo o cenário futebolístico sul-americano?

Esta realmente não é uma questão que levante qualquer tipo de dúvidas. O que talvez ainda não esteja completamente claro para todos é o motivo de tanto destaque.

Bom, o talento natural para o esporte já é um fator velho conhecido por todos, mas saiba que não é o único que fomenta tantos gols e frenesi quando o assunto é time brasileiro em campo. Hoje sabemos que muito do impulso para que as equipes cresçam vem dos cofres que cada time possui e alimenta.

Entenda: os patrocínios permitem que cada time melhore sua estrutura física de treinamento, contrate profissionais mais qualificados e até mesmo jogadores do mais alto escalão. Assim, como os times brasileiros são alvo de muito interesse, os patrocínios têm se mostrado cada vez mais altos, e atraindo cada vez mais interessados em fazer novos investimentos.

Trata-se de um negócio rentável para ambos os lados e que acaba tendo como consequência um futebol ainda mais preparado e forte, afinal, com infraestrutura superior e staff competente, não há como não se manter em destaque.

Fonte: por Redação

Comunicar erro

Comentários