Toalha molhada pode ser vetor de piolhos pubianos, sarna e outras doenças

Por A Voz da Região em 01/08/2022 às 09:30:16
O uso compartilhado de toalhas pode resultar em infecções virais e bacterianas. De acordo com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido pelos alertas envolvendo os perigos microscópicos que se escondem no cotidiano, a prática pode causar problemas que vão desde a proliferação de piolhos pubianos até o desenvolvimento de uma sarna.

"Cada um deve usar a sua toalha. Há risco desde infecções sexualmente transmissíveis até doenças respiratórias', afirma o profissional ao portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

Entre os problemas que podem ser adquiridos compartilhando o item de higiene estão:

Doenças causadas por piolhos pubianos;

Infecção causada pelo vírus HPV;

Escabiose, mais conhecida como sarna.

CUIDADOS COM A TOALHA

O maior problema quando se trata do uso de uma toalha de banho é a umidade. Dessa forma, para evitar ficar exposto a bactérias depois de um dia de praia ou piscina, você deve abrir a toalha para secar ou colocar direto para lavar. O biomédico orienta que, nesses casos, não é bom repetir o uso do utensílio e, caso o faça, que seja no máximo por dois dias consecutivos.

No ambiente doméstico, ele aconselha trocar as toalhas de banho de dois em dois dias. Para evitar que elas fiquem úmidas por muito tempo, é bom deixá-las sempre abertas. Outra dica é estendê-las no sol ou diante de um equipamento que emita calor, para acelerar a secagem.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

O descuido no armazenamento de toalhas de banho também pode causar doenças respiratórias. Isso se relaciona diretamente com a exposição do utensílio à poeira, que contém uma grande quantidade de ácaros.

Além disso, a umidade em excesso ao dobrar a toalha pode proporcionar o surgimento de bolores, mais conhecidos como mofos. Esses problemas estão relacionados às seguintes doenças:

Micoses pulmonares;

Aspergilose, doença pulmonar causada por fungo;

Rinite;

Asma.

CUIDADOS COM A PISCINA PÚBLICA

Antes de frequentar uma piscina pública, o Dr. Bactéria pede que as pessoas façam exames prévios para saberem se têm as seguintes doenças:

Doenças de pele;

Candidíase;

Micoses de pele;

Conjuntivite e outras infecções.

De acordo com ele, nesses casos, o indivíduo não deve se preocupar somente com a sua saúde, mas também com o bem estar de todos que frequentam o local. Isso porque essas doenças são transmissíveis e podem ser passadas pela água.

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios