Comunidade reclama de problemas na USF de São Gonçalo; secretaria nega

Por A Voz da Região em 25/07/2022 às 12:37:19
Seis meses. Essa é a quantidade de tempo que a Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Maurício Abel, no bairro de São Gonçalo, em Salvador, está sem gerência. De acordo com moradores, a situação é apenas uma parte da série de problemas enfrentados pelos pacientes que buscam atendimento no local.

Composto por 4 equipes o quadro de funcionários do equipamento estaria, segundo denunciantes, sem um dos médicos e sem agentes comunitários há pelo menos 8 meses.

Os problemas seriam recorrentes e acontecem desde a inauguração, em 2020. Segundo os pacientes da USF, há uma quantidade pequena de pessoas trabalhando no administrativo, o local não possui porteiro ou agente de portaria.

Além dos problemas já descritos, o serviço de saúde não estaria oferecendo vacinação contra Covid-19 e a vacina contra gripe não está sendo oferecida com frequência.

Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que "a unidade já retomou a imunização da população adulta contra a Covid-19, dentre outras vacinas ofertadas à toda população local".

"O Distrito Sanitário vinha realizando a vacinação 'itinerante' com a proposta de beneficiar todas as comunidades do território do Cabula, incluindo São Gonçalo. Ou seja, a vacinação foi assegurada para todo o público adulto e infantil da região", destacou a pasta através de nota.

A SMS negou que as equipes da USF Padre Maurício Abel estão incompletas e disse que a saída de um profissional de medicina contratado pelo programa Mais Médicos pode ter causado o "ruído de informação". Segundo a secretaria, o médico foi imediatamente substituído.

A falta de uma pessoa na gerência foi admitida pela gestão municipal, que afirmou estar em andamento a nomeação de um titular para a vaga, assim como também está buscando contratar um agente comunitário para suprir o déficit em uma das equipes.

Comunicar erro
outlet

Comentários