Brasileiro Ă© o primeiro no mundo a usar terapia inovadora contra o câncer
Um brasileiro será o primeiro paciente do mundo a receber o tratamento CAR-T Cell Triplo contra o câncer. Segundo o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o cineasta e produtor audiovisual Sebastião Dias Braga Neto, de 37 anos, será o primeiro a testar a inovação.
O método, cujo os testes estão sendo iniciados nos Estados Unidos, é uma evolução das terapias CAR-T Cell, apontadas como uma revolução no combate ao câncer por usarem células do próprio paciente geneticamente modificadas para combater tumores.
Em entrevista ao jornal O Globo, Sebastião contou que foi diagnosticado com leucemia no início da pandemia, e iniciou sessões de quimioterapia para tratar a doença, mas a opção não funcionou após sete meses e ele precisou recorrer a um transplante de medula óssea. Um ano após o procedimento, o cineasta viu o câncer retornar mais forte como uma leucemia linfoide aguda (LLA). Assim o cineasta resolveu se inscrever para ser voluntário na pesquisa chefiada por Lima, no hospital da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e foi aceito.
O método usado em Sebastião consiste em pegar as células brancas, que têm como função a defesa do corpo, e alterá-las geneticamente para que respondam a uma necessidade maior, deixando-as mais fortes. Ao serem reintroduzidas nele, o objetivo é que trabalhem na eliminação das células defeituosas. A técnica é individualizada, pois cada paciente tem suas células modificadas de acordo com o tipo de problema que precisa combater.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sebastião Braga (@viva_tiao)