Cerca de 40% das pessoas que usavam Prep para prevenir o HIV pararam

Por A Voz da Região em 12/07/2022 às 20:48:21
Do número total de pessoas que que iniciaram o uso de Prep, a profilaxia pré-exposição, para prevenção ao vírus HIV, 39% descontinuaram o tratamento, conforme números do Painel Prep, vinculado ao Ministério da Saúde, que abrangem o período compreendido entre 2018 e 2022.

De acordo com a Agência Brasil, a Prep consiste em tomar, todos os dias, uma combinação de dois anti-retrovirais — o tenofovir e a entricitabina —, que são eficazes contra o vírus da Aids, sendo possível evitar a infecção por HIV em até 95%.

A pasta da Saúde apontou que, desde 2018, 64 mil pessoas iniciaram o uso da profilaxia pré-exposição. Desse total, cerca de 24,8 mil pessoas abandonaram esse método de prevenção contra o HIV.

Para o infectologista José Valdez Ramalho Madruga, que é coordenador do Comitê de Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia, a descontinuação do uso pode ser explicada por fatores sociais e comportamentais como o início de um relacionamento estável. Além disso, o especialista também acredita que as pessoas estão perdendo o medo do HIV devido a eficácia dos tratamentos disponíveis atualmente.

Entretanto, apesar da eficácia dos tratamentos, o médico ressalta que ainda não existe uma cura definitiva para o vírus da Aids, sendo a profilaxia pré-exposição ainda é uma opção eficaz para quem pretende não se infectar com o HIV.

Em entrevista ao Bahia Notícias, Inês Dourado, professora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e coordenadora do projeto PrEPara Salvador, voltado para prevenção ao HIV entre adolescentes gays, homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis, entre 15 e 21 anos, a pandemia causou impacto também nos cuidados preventivos a Aids. Entre o final de 2020 e o ano de 2021 foi percebido pelo projeto que os jovens participantes do estudo acabaram flexibilizando os cuidados em relação à prevenção contra o HIV (saiba mais).

A profilaxia pré-exposição está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e é recomendada para qualquer adulto com vida sexual ativa.

Comunicar erro
outlet

Comentários