O programa Papo na Laje continua no Morro Boa Vista em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, no episódio que vai ao ar nesta quinta-feira (6). A apresentadora Dani Câmara conversa com dois articuladores culturais, Ludson Areia e Roberta Bonifácio, que têm projetos de valorização do samba e do hip-hop nas favelas do município.
A advogada Roberta Bonifácio, do coletivo "Basta ter Princípios", conta que o grupo organiza batalhas de rima e rodas culturais na Praça do Trevo em Maria Paula, bairro que faz divisa de São Gonçalo e Niterói. Jovens a partir de 13 anos preparam rimas com antecedência para participar dos eventos, que também têm atividades como grafitti e dança.
"Nosso sonho é levar as rodas de rima pra dentro da escola porque a rima é conhecimento, eles não batalham sem ter estudado antes. E se a gente agregar isso à sala de aula vai ser imbatível. Já nos inscrevemos em alguns editais, mas se o poder público não chegar junto vamos fazer nem que seja em uma escola piloto", disse no programa.
Outro convidado é o percussionista Ludson Areia, morador do bairro São Lourenço. Ele, que é vice-presidente da escola de samba Império de Araribóia, falou da importância de engajar a comunidade na construção da cultura. Há 14 anos o bloco de carnaval que virou escola de samba é uma referência.
"A cultura salva vidas. E quem tá falando é um sobrevivente porque a música foi uma experiência de vida muito forte. Hoje tenho o prazer de ensinar um moleque da minha comunidade a tocar. De repente ele não vira músico, mas se virar um cara de bem, já ganhei o jogo. A cultura é muito importante quando vem da favela e da periferia, é uma oportunidade igual o esporte", afirmou.
O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. A partir desta temporada também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.
A Voz da Região / brasildefato.com.br