Alunos de enfermagem da UNIRB realizam aula prĂĄtica sobre tĂ©cnicas da saĂșde

Por A Voz da Região em 30/06/2022 às 18:12:15
Os alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário UNIRB participaram de uma aula prática sobre sondagem vesical de demanda e punção venosa. No laboratório da instituição, os discentes aprenderam sob supervisão dos professores na disciplina Semiologia e Semiotécnica, o passo a passo dos procedimentos de administração de medicamentos injetáveis por via endovenosa, uma das condutas operacionais rotineiras do técnico de enfermagem.

De acordo com a coordenadora dos cursos práticas da UNIRB, Regiane da Costa, o cateterismo vesical ou cateterismo de vias urinárias é um procedimento invasivo que tem por finalidade alcançar a luz da bexiga com o objetivo de esvaziá-la, determinar urina residual em casos de bexiga neurogênica, monitorar débito urinário e ainda de colher urina em técnica asséptica para exames.

Rejane explica que, durante a aula prática, os alunos aprendem sobre uma série de técnicas para administração de medicamentos, desde o manuseio de seringas e agulhas até os procedimentos realizados pela profissão.

"No campo prático os futuros enfermeiros participaram das atividades relacionados aos procedimentos de punção venosa e sondagem vesical de demanda, que trata pacientes com patologias ou infecções do trato urinário, a trauma uretral ou vesical em que consiste na inserção de um cateter na uretra até a bexiga visando seu esvaziamento. Os futuros enfermeiros também aprenderam os cuidados que devem ser tomados para a prestação de um atendimento de qualidade e de segurança".

O Conselho Federal de Enfermagem aprovou a Resolução 680/2021, que atualiza e acrescenta novas regras à Resolução 450/2013, sobre sondagem vesical. O procedimento deverá ser feito pelo enfermeiro com a presença obrigatória do técnico de Enfermagem, trazendo mais segurança ao paciente.

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios